Em toda a nação américana, houve festa. Nas faculdades, nas ruas, em frente à Casa Branca e no Marco Zero, local onde estavam as Torres Gêmeas do World Trade Center.
O que mais me preocupa nisso tudo é o sentido de 'justiça' que se encontra embutido na morte de BinLaden. Não, isso é longe de ser justiça. A termo "vingança" é muito mais aplicavel ao fato do que "justiça". Afinal, o que há de justo em um homem contra a nação mais poderosa do mundo?
Nação essa que já praticou os mais diversos e crueis atentados terroristas da Era Contemporânea. Vamos relembrar apenas algumas delas.
Bombas de Hiroshima e Nagasaki
Corpos das vitimas das bombas atômicas |
Total de mortos: 323.437 mil
Guerra do Vietnã
Crianças com corpos queimados pelo napalm usado pelo exercito americano |
Em meio ao confronto, foi autorizado o uso indiscriminado de Napalm. O Napalm é uma substância incêndiária que foi lançada sobre os vietnamitas. Não houve nenhum cuidado, atingindo não apenas os combatantes, mas tambêm civis inocentes como crianças e idosos. Seus corpos sofreram graves queimaduras e muitas morreram devido ao uso de tal arma que teve seu uso proíbido pela convenção de genebra.
Total de mortos: Algo em torno de 3 milhões de civis vietnamitas e 58 mil soldados americanos mandados à uma guerra sem fundamento.
Guerra do Iraque e do Afeganistão
Com a desculpa de uma guerra contra o terrorismo e em busca de supostas armas nucleares, os Estados Unidos decidiu invadir o Afeganistão e o Iraque, mesmo após a negativa do Conselho de Segurança da ONU. Numa comparação bastante valida, tal guerra se assemelha ao valentão da escola que ataca os menores apenas para reafirmar sua força. Dois paises que viviam sob um dominio ditatorial e sofriam intensos embargos econômicos desde os tempos da Guerra Fria, não tinham chances diante do poderiu militar americano. Anos após, ambas as invasões se mostraram injustificadas, tendo como única consequencia à morte de milhares de civis.
Total de mortos: 20.000 mil no Afeganistão e 109.000 no Iraque.
Não venho aqui defender BinLaden, longe de mim. Mas chamar de justiça matar alguém é um pouco preocupante, para uma sociedade que se diz evoluída. E ainda mais, um crime cometido por uma nação que possui mais crimes que todos os terroristas juntos.
Mas é assim e sempre será na humanidade. Quando pobre ataca é terrorista. Quando rico ataca é para defender a moral, a liberdade e a democracia.
0 cartas:
Postar um comentário