Pesquisa

17 de janeiro de 2011

Fãs modinha: como reconhecer-lo

Pode parecer uma praga dos tempos modernos, mas não se iluda. Fãs modinhas existem desde que o mundo é mundo. Provavelmente os egipcios começaram a usar aquelas peruquinhas estranhas porque alguém copiou de alguém e logo juntou uma multidão de fãs modinha.

Mas, antes de tudo, o que são fãs modinha? Essa é uma pergunta bem simples de responder, mas ao mesmo tempo um tanto capciosa. Fã modinha é aquela pessoa que lê/vê/faz/come algo apenas porque os outros estão lendo/vendo/fazendo/comendo a mesma coisa. Ou seja, é uma massa de manobra completamente alienada para dizer que ama algo enquanto aquilo tiver em destaque. Depois que a moda passa, tais pessoas tem uma amnésia inexplicavel e simplesmente esquecem que, um dia, tal coisa existiu.

RBD atraiu uma legião de fãs modinha ma América Latina
A legião de fãs modinha é tão grande que acaba manchando a reputação dos verdadeiros fãs. Claro, não sou idiota de achar que as modinhas que surgiram não atraem fãs verdadeiros. Mas são tantos fãs modinha que entulham, que não dá para diferenciar-los. Logo, o verdadeiro fã, que gosta realmente daquilo, que se identifica com a mensagem passada, acaba sendo taxado como fã modinha. Mas, apesar de tudo, não é tão dificil diferenciar um fã modinha:

Caractéristica nº 1: 
O fã modinha é conhecido basicamente por amar algo em pouco ou nenhum tempo. Basta um grupinho lekau na escola falar que algo é maneirinho para o fã modinha já passar a amar aquilo. No dia seguinte(ou as vezes no minuto seguinte), aquele livro, filme ou música já passa a ser a música da vida do fã modinha, que já terá decorado seu quarto com posters que irá arrancar quando surgir a próxima modinha, terá camisas lotando armários e mais armários e fará videos para o youtube, para demonstrar todo o seu amor.

Caractéristica nº2:
O fã modinha não tem opinião propria. A opinião dele é a opinião da maioria. Se a maioria disser que fulano é feio e beltrano é fodinha , o fã modinha(olha, até rimou x]) irá achar EXATAMENTE a mesma coisa. Até que a opinião da maioria mude e ele, como é uma boa Maria-vai-com-as-outras, irá bater o pé e determinar que SEMPRE achou aquilo. Alguns até tentam esboçar uma opinião, mas o senso de submissão do fã modinha é TÃO GRANDE, que ele simplesmente esquece as proprias opiniões e segue com a maioria, como uma boa ovelhinha.

Caractéristica nº3:
O fã modinha sabe nada ou quase nada sobre o assunto. Seu leque de informações se baseiam em uma pesquisa rápida na Wikipedia para não parecer ignorante ou na opinião dos outros(como bem diz a caractéristica 2). Ele provavelmente não leu o livro e só viu o filme e se diz um conhecedor nato da série. Ele nunca ouviu todas as músicas da banda, apenas as que estão entre as mais tocadas ou as mais comentadas entre a galere.

A saga Crepúsculo detem recorde de fãs modinhas
Caractéristica nº 4:
A memória do fã modinha é inversamente proporcional à sua volubilidade. Enquanto tal criatura possui uma memória de azeitona, capaz de esquecer em segundo algo do quel se declarava super fã, sua volubilidade é do tamanho de um elefante indiano. Ele é capaz de mudar de amor com a mesma frequencia que muda de roupa(ou até mais rápido). Não espere que um fã modinha ame por muito tempo tal coisa. Ou que ele lembre que, um dia, disse que amava aquela coisa. Ele nunca vai lembrar. A amenésia modista é uma das maiores caractéristicas do fã modinha.


Se você se identificou com mais de duas caractéristicas acima, cuidado. Você é um fã modinha. Qual o risco para você? Nenhum. Você será sempre um desmiolado sem cérebro que é aceito por grupinhos apenas por ser uma pessoa muito animadinha e pulante. O risco maior são para os fãs de verdade. Por tanto, se você é um fã modinha, pense um pouco mais nos outros e NÃO SEJA.

Abraços à todos ;]

Um comentário:

  1. Ih mano, muda o roxo, não consigo ler .__.'

    Então, o pior é que isso não é só com os jovens, adolescentes, crianças. Ja ouvi de um cara na minha faculdade, antes de lhe dar uns tapas em sua respectiva orelha, me falar: "Mas se TODO MUNDO acha isso, você TEM que achar também". O tapa foi por ele por minha mãe no meio, que fique claro, mas.. Ele era um "modinha".
    Mas gosto dos modinhas. Ocos, sem base moral e com um delicioso habito de ser facilmente manipulável. Não crescem e são nossos espectadores. Sim, de nós, seres pensantes. Sou a favor da campanha "Cresçam modinhas, façam a competitividade diminuir. Nós (...) agradecemos!"

    Grande abraço Pedroca.
    :*

    ResponderExcluir