Pesquisa

4 de janeiro de 2011

A moda das modinhas

Do dicionário, moda é aquilo de uso recorrente, geralmente associado à roupas, músicas, etc... Algo entra e sai da moda com a mesma facilidade que se respira. Por isso, o grande desafio da grande industria midiatica é fazer com que algo sempre continue na moda. E, se algo não está mais na moda, é simplesmente descartado, como uma fralda usada.
Restart, uma das modinhas surgidas em 2010
Atualmente, a moda são as modinhas. E mais estranhamente, virou moda falar que algo é modinha. Basta algo fazer um relativo sucesso e a maioria dos pseudo-cults já taxam como modinha, sem nem ao menos ter ouvido, visto ou lido para julgar sua qualidade. Claro, as reais MODINHAS geralmente são lixos inaproveitaveis, ou, ao menos, sem uma qualidade aparente. Mas é bem engraçado um bando de nerds que decoraram todo o apendice em O Senhor dos Anéis, comunicam-se em elfico e acham completos ignorantes pessoas que não entendem tao lingua, criticando tudo com um ar de professor de literatura e o conhecimento de uma criança de dois anos.

Espero que as crianças de dois anos não se sintam ofendidas com a comparação e deixem de frequentar o blog.

Enfim, voltando ao assunto principal. O advento da internet, além de facilitar a obtenção de noticias e ajudar em trabalhos escolares(mágia do Ctrl C + Ctrl V), ajudou a popularizar algum artistas de qualidade duvidosa. Não é preciso mais ter talento para fazer sucesso. Basta ter uma camera, um rostinho bonito e, no caso dos garotos, um jeito completamente afeminado. Pronto! Está criada a celebridade virtual que logo dará origem à alguma modinha.

Justin Bieber, febre modista internacional
Mas afinal, se a qualidade musical, textual e visual é tão baixa, porque consegue tantos fãs? Oras, porque simplesmente não importa! As pessoas não estão mais buscando um significado numa música ou num livro. A música pode falar de "quero lamber a sua bunda com vigor", mas se for cantada por um adolescente afeminado, com voz de criancinha, ela vai fazer um grande sucesso! E não, o que me incomoda não é o visual afeminado com figurino de reapper. O que me incomoda é a pouco ou a ausência de qualiade da música em si. E a falta de argumentos dos fãs! Sucessos musicais não deviam existir porque A, B ou C são bonitinhos. Sucessos músicais deviam existir porque a música é boa!

Mas, aparentemente, a lavagem cérebral que essas crianças vem sofrendo desde o fim do século XX é intensa. Afinal, novelas, programas de auditório e todo o tipo de atração que chame a atenção desse público alvo, tem a presença desse tipo musical. Ah, saudades de quando Mick Jagger fazia sucesso e, com certeza, não era por sua beleza estonteante.

Mas, como se não fosse o suficiente, as modinhas chegaram à literatura. A Saga Crepúsculo, além de destruir a imagem dos vampiros, deu o ponta-pé inicial na saga dos "livros que diabéticos não podem ler". Bem, todos já devem estar cansados de ouvir criticas sobre a distorção do mundo vampirico e sobre a escrita da Meyer. Não vou criticar-la. Ela escreve bem, isso é inegavel. Se não escrevesse, seu livro não seria um sucesso(mas, afinal, Justin Bieber é um sucesso. Esse não é grande argumento, mas é o único que tenho). O fato mais doentiu nisso tudo, é a dependencia inumana da Bella Swan, com o Edward Cullen. Não me venham dizer que quando se ama, se fica desse jeito. Isso não é amor, é uma doença. Aliás, se eu fosse mulher, eu ficaria completamente indignada com esse livro. Mostra quase uma subserviência feminina frente ao poderoso homem de pedra, que manda e muda a vida da mulher à seu bel prazer e ela aceita tudo passivamente. Oras! Quem conhece as mulheres de verdade sabe que não é bem assim. Mulheres de verdade são fortes, decididas e independentes. Amam, mas não necessariamente abdicam de suas vidas por seu homem. E o fato de garotas se espelharem nesse tipo de amor é ainda mais preocupante.

Concluindo, não devemos ser nem oito nem oitenta. É preciso um equilibrio. Conheça antes de chamar de modinha. E não goste de algo apenas porque é modinha. Tenha uma cabeça propria e aprenda a pensar. As moda das modinhas e a moda de chamar tudo de modinha, é só mais uma modinha que logo vai passar(?).

Abraços a todos.

Um comentário:

  1. A música pode falar de "quero lamber a sua bunda com vigor", mas se for cantada por um adolescente afeminado, com voz de criancinha, ela vai fazer um grande sucesso! (adorei o exemplo!)

    Bem, a modinha em sí é só um nome (agora) pejorativo que os pseudo-cults que assistem (por exemplo) The Big Bang Theory e se acham mega inteligentes! (não sabendo els que hoje ser nerd é uma moda do caralho)

    Mas enfim, nem tudo que é modinha é ruim, mas nem tudo que é modinha é pra se gostar cegamente. Pois o que acontece ultimamente com tudo que pode virar sucesso e a banalização, tudo perde o significado para ser fonte de dinheiro (Bandas de rock e reppers de 14 anos)

    Ótimo post cara, adorei o blog, continua!

    ResponderExcluir