Pesquisa

17 de julho de 2012

Apocalipse: Invasão Alienígena

Voltamos com a parte dois do nosso especial apocalíptico. Hoje iremos tratar de outra forma bastante difundida de apocalipse, vinda dos confins do espaço sideral, oculta entre as sombras dos planetas e das estrelas, pronta para atacar nós, pobre e indefesa humanidade, desavisada sobre os perigos que nos rondam. Estamos falando, claro, da invasão alienígena!




Luzes no céu, abduções, sinais em plantações de milho. Não é de hoje que o ser humano fantasia com visitantes de outro mundo vindo ao nosso planeta. Possivelmente desde que a corrida espacial teve início, nós imaginamos se existe algo do outro lado da imensidão negra que é o espaço.Serão amigos? Ou serão seres hostis? É essa hostilidade que serve de fertilizante para o início do mito da devastação causada por invasões alienígenas. 

Era um dia comum em Londres quando o início de uma nova série de rádio novela causou comoção e pânico geral entre os britânicos. A série Guerra dos Mundos, baseada no famoso livro de mesmo nome escrito por H. G. Wells teve seu início como se fosse uma transmissão de rádio comum, anunciando uma invasão alienígena ao planeta Terra. A série ganhou duas adaptações para o cinema, a ultima em 2005, estrelada por Tom Cruise.

Ainda na terra da Rainha, a série Doctor Who já tratou diversas vezes de aliens ao nosso planeta. Daleks, Cybermens, Sontarianos e diversas outras espécies já invadiram nosso belo planeta azul na tentativa de destruir-lo, conquistar-lo ou apenas escravizar a humanidade. Obviamente, o Doctor, herói da história, sempre está lá, preparado para salvar o mundo dessas temíveis invasões e evitar o apocalipse. 

Mas são os americanos os especialistas quando o assunto é apocalipse causado por uma invasão alienigena. De clássicos como "Invasores de Corpos" até filmes mais recentes como "Battleship" tratam da devastação causada por seres hostis vindos de outros planetas para ameaçar a existência humana. Quem aqui nunca assistiu Independence Day, onde naves espaciais gigantes começam à flutuar por sobre as principais cidades do planeta, sem aviso nenhum e ali ficam até começarem a disparar suas armas terríveis, destruindo tudo o que está em seu caminho?

A animação Titan A.E. é outra do ramo. Na história, o planeta Terra é atacado no ano 3028 por seres feitos de pura energia, os Drej. Sem explicação alguma, os aliens atacam o planeta e usam sua nave mãe para destruir a Terra em milhões de fragmentos cósmicos, enquanto a raça humana foge para o espaço, junto com sua ultima esperança: a super nave Titan, capaz de criar um novo lar para a raça humana.

A série literária O Guia do Mochileiro das Galáxias também se emaranha no ramo do apocalipse alienígena. Logo no início do livro, Arthur Dent se depara, numa manhã de quinta feira, com naves Vogon sobrevoando o planeta, anunciando que este será demolido para a construção de uma auto-estrada espacial. Apesar dos protestos da humanidade, os Vogons simplesmente implodem o planeta, tendo Arthur escapado com ajuda de seu amigo Ford Prefect, que ele vem à descobrir ser, na verdade, um alien.

A série de filmes e televisiva Star Trek trata das duas formas de relacionamento entre humanos e alienígenas. Ao mesmo tempo que há uma relação cordial com algumas raças, incluindo troca de conhecimentos e tecnologia, à relações hostis. Um exemplo é passado durante o filme recente da série, onde um grupo de Romulanos, após destruir o planeta Vulcano, parte em direção à Terra, para destruir-la, com o objetivo de destruir todos os planetas da federação.

Existem diversas outras mídias que tratam da invasão alienigena. De videogames à revistas em quadrinhos, filmes e séries de TV. O fato de talvez existirem seres mais poderosos escondidos no cosmo galáctico, nos observando e tramando nossa destruição apavora à raça humana e continua apavorando, criando história simplesmente fantásticas, incríveis e um tanto quanto fantasiosas, que só o imaginário humano pode causar.

No próximo post iremos tratar sobre as tragédias siderais.
Ficamos por aqui!

0 cartas:

Postar um comentário