Pesquisa

1 de julho de 2012

Apocalipse: Epidemia Zumbi.

Uma vez falei aqui que é quase uma obsessão da raça humana imaginar, confabular e etc's em geral sobre o derradeiro fim da humanidade. Sobre como vai ser o fim da civilização, da sociedade e de tudo o que foi criado durante a história. Foram criadas as mais diversas, bizarras e insanas formas de fim do mundo e vamos falar um pouco sobre isso nesse especial. Hoje vamos falar de uma das formas mais populares de apocalipse, bastante difundida por diversas mídias. O apocalipse zumbi!

APOCALIPSE ZUMBI


A figura do zumbi é originária da cultura afro-caribenha. As religiões africanas acreditavam que seria possível, usando bruxaria, artes das trevas, trazer de volta um corpo morto à vida e controlar-lo. Essa magia poderia reanimar apenas o corpo, deixando o cérebro ainda morto, o que levaria a pessoa à um estado de permanente catatonia, violência, atacando os outros pelo instinto mais básico de todo animal: alimentar-se.

O apocalipse zumbi trata basicamente o fim do mundo como uma infestação de zumbis pelo planeta, levando o mundo ao caos. Seja por vírus ou por uma punição divina ou a desculpa que for dada, os mortos simplesmente levantam de seu descanso eterno e passam a caminhar pela terra, sem inteligencia, cérebro ou qualquer outra coisa. Apenas o instinto básico de se alimentar. E o alimento preferido deles é, claro, o ser humano! Na maioria das histórias criadas ao redor do universo apocalíptico da infecção zumbi, basta uma mordida ou um arranhão de um zumbi, que a pessoa ferida é infectada, vindo a falecer e logo em seguida retornar da morte para se juntar ao exercito de mortos-vivos. A forma mais comum de matar um zumbi é destruindo seu cérebro, tudo o que permanece vivo em seu corpo.

A obra que trouxe o apocalipse de mortos vivos ao mundo foi o livro 'I am a Legend'(1954) de Richard  Matheson.  A obra ainda não tratava propriamente de zumbis. O livro contra a história de um homem solitário, Robert Neville travando uma luta contra uma humanidade que foi toda transformada em vampiros. O filme teve uma adaptação para cinema com o nome de 'The Omega Man'. George A. Romero pegou emprestada a idéia criada por Matheson e criou o famoso filme "A Noite dos Mortos-Vivos"(1968).
Poster de A Noite dos Mortos Vivos (1968)


'Despertar dos mortos' (1978), O Dia dos Mortos (1985), Terra dos Mortos (2005), Diário dos Mortos (2008) e Ilha dos Mortos (2010). Um ponto comum nos filmes de Romero é que não há uma explicação certa para o início do apocalipse em si. Não se sabe se a infestação foi causada por um vírus ou por uma punição divina.

A partir daí criou-se a base para os filmes e outras mídias dessa temática que surgiram com o decorrer do tempo. Os zumbis invadiram o mundo dos quadrinhos, livros, televisão e dos games.

A franquia Resident Evil é uma das mais conhecidas, inclusive tendo versão cinematográfica. Nela, uma grande corporação conhecida como Umbrella Corp. trabalha secretamente em seus laboratórios em Racoon City desenvolvendo um agente biológico intitulado T-Vírus. Algo dá errado nos laboratórios da Umbrella e o T-Vírus escapa, infectando todos no laboratório e, logo em toda a cidade. O filme, a partir da terceira parte da sequencia, trata a infeção à nível global, como o mundo todo sendo infectado, com pequenos núcleos de resistência, tendo abandonado as cidades e vivendo em caravanas, buscando alimentos e combustível no que restou dos centros urbanos.

Os quadrinhos também ganharam seu apocalipse zumbi. Uma das mais comentadas é The Walking Dead que recentemente ganhou uma adaptação para a TV. A história foca num grupo de sobreviventes de um apocalipse zumbi que devastou o planeta.

O universo Marvel também tem seu apocalipse zumbie. A série Zumbi Marvel começa com a inesperada aparição do Sentinela, infectado por um vírus que o transforma em Zumbi. Os Vingadores são chamados ao local e acabam também infectados com aquela misteriosa doença. A partir deles, todos os outros heróis também são infectados e os super-zumbies passam a espalhar o terror sobre o planeta Terra que logo não tem mais alimento o suficiente para os heróis e vilões zumbificados.

A mídia criada para o apocalipse zumbi não para por aí. Vários livros e séries de TV tratam sobre o assunto das mais diversas formas, incluindo algumas produções humoristicas sobre o tema. À pessoas hoje que vivem à espera de um apocalipse zumbi. Eu particularmente não prefiro nenhum tipo de apocalipse. Prefiro que a Terra continue do jeitinho que está, inteira e sã e salva, para que eu possa continuar vivendo muito tempo!

Ficamos por aqui, camaradas! No próximo post falaremos sobre as invasões alienigenas que causaram o fim do mundo no planeta Terra. Até a próxima!

0 cartas:

Postar um comentário