Pesquisa

30 de junho de 2012

Leitura em dia: As Brumas de Avalon

Acho que todos já devem ter lido ou ao menos ter visto o filme de "As Brumas de Avalon". A quadrilogia foi escrita por Marion Zimmer Bradley em 1979. A adaptação cinematográfica foi feita em 2001 e conta com a participação mais do que especial de Anjelica Huston . Apesar de se inspirar na obra de Marion Zimmer Bradley, o filme em si muda bastante a história, sendo quase uma outra versão, uma releitura do livro em si.




A história se passa nas ilhas britânicas pós império romano, em processo de cristianização, onde muitas tribos e povos ainda adoram os deuses chamados pagãos. Entre esses povos está o povo que habita a ilha de Avalon. E é lá que gira a maior parte da história.

A personagem principal da história é Morgana, filha de Igraine e sobrinha de Viviane, grande senhora do lago. Morgana é levada ainda criança para a ilha de Avalon para receber o treinamento para sacerdotisa. Além, claro, de ser a sucessora natural de Viviane, uma vez que esta nunca tivera uma filha, apenas filhos, tudo faz parte de um plano arquitetado pela própria Viviane, como vai sendo explicado e entendido durante o livro.

A história explora bem a cristianização da Bretanha, a guerra contra os saxões e a lenda do Rei Artur, libertador da Bretanha que reinou junto aos seus cavaleiros da távola redonda. Critica bastante o modo de pregar Cristão, que busca demonizar as demais religiões que não seguem o ensinamento do Cristo e a subjugação da mulher perante o homem, principalmente na figura das sacerdotisas de Avalon, que, segundo seus ensinamentos, são donas de seu próprio corpo, podendo fazer deles o que quiser e não portadoras do pecado original. Trata de romance, magia, política, guerras, história. Enfim. Uma grande mistura de assuntos que, junto ao modo brilhante e envolvente de escrever de Marion Zimmer, torna os livros viciantes!

É um livro bastante interessante. Tenta quebrar e desmembrar vários dogmas do cristianismo como o do pecado original, o monoteísmo e a masculinidade do Deus, uma vez que as sacerdotisas de Avalon adoram uma Deusa, porém, em momento algum negam a existência de Deus. É bem agradável de ler  e recomendo para quem gosta de histórias medievais!

Vamos ficando por aqui.
Abraços à todos!

0 cartas:

Postar um comentário