Pesquisa

20 de fevereiro de 2011

A mágia próxima do fim?

Depois de uma semana atribulada e cheia de estresses e problemas, The Letterbox está de volta. Para as pessoas que acompanham a série What Is Love, o capítulo será postado na próxima quarta e, assim, espero manter essa regularidade, apesar das imprevisões u.u

Mas, o que vamos tratar algo foi de algo que marcou uma geração. Não apenas mais uma geração, mas digo com orgulho que marcou a minha geração. A série de livros que ganhou não só fama, mas tornou-se uma febre, uma mania que despertou paixões, discussões e criou amizades no mundo inteiro. Hoje vamos falar da saga de livros do bruxo que cresceu ao lado dos adolescentes(hoje jovens, adultos) do fim dos anos 90. Obviamente estou falando de Harry Potter.

Poster de Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeira aventura da série
A série começou a ser escrita por Joanne Kathleen Rowling, formada em Letras. A idéia surgiu quando J.K Rowling(como é mais conhecida) voltava de Manchester para Londres. Durante a viagem de trem, ela começou a imaginar o personagem que mudaria o rumo da literatura infanto juvenil. Ao chegar em Londres, J.K já tinha criado praticamente toda a história do livro que marcou a vida de muitos adolescentes.

O primeiro livro da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and The Philosopher's Stone) foi lançado em 1997. A história começava mostrando um cotidiano normal de uma típica família inglesa(Os Dursley), que era assomada por um terrivel segredo que poderia acabar com imagem perfeita que eles construiram ao longo dos anos. No final do capítulo nos é apresentado esse mundo fantástico que nos envolveria durante muitos anos de nossas vidas. O grande bruxo Alvo Dumbledore (Albus Dumbledore) e Minerva McGonagall esperam à frente da casa dos Dursley a chegada de Rúbeo Hagrid(Rubeus Hagrid) que traria consigo o garotinho que dava nome aos livros, Harry Potter, único sobrevivente do ataque de um dos bruxos das trevas mais poderosos dos ultimos tempos.

O ano era 2001. Eu estava completamente alheio ao lançamento da saga Harry Potter, apesar de já haverem livros para serem vendidos. Tinha meus 12 anos. Meu amigo me chamou para ir ao cinema ver esse filme que, ao entrar na sala, nem me lembrava do nome. Porém, apesar de não mostrar nem 60% do que o livro apresentava, o filme chamou bastante minha atenção. A partir daí mergulhei de cabeça no mundo de Harry Potter.

Havia voltado das férias de meio do ano com R$ 50,00 no bolso, dados por meu pai. Já havia lido Harry Potter e o Calice de Fogo, emprestado desse mesmo amigo, mas minha curiosidade era maior. Precisava comprar os outros livros e foi o que fiz com o dinheiro. Sem conseguir encontrar o primeiro livro da série, gastei o que tinha comprando Harry Potter e a Câmara Secreta e o Prisioneiro de Azkaban. Por incrivel que pareça, o ultimo livro que adquiri, e num momento de sorte, lembro que era o último da livraria, foi Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Poster do ultimo filme da saga
Apartir daí, começou minha angustia ao lado dos outros fãs. A espera, ano a ano, pelo lançamento do próximo livro. Acompanhando filme após filme, escrevendo fanfics, tentando imaginar qual seria o futuro dos personagens que permeavam nossa imaginação.

Em Julho de 2003 era lançado no Reino Únido o quinto livro da série. Todos estavam curiosos para saber o que aconteceria, uma vez que o final do quatro livro deixava aberto um enorme leque de possibilidades. Lembro a correria em sites, boatos e tudo mais. Traduções e mais traduções eram feitas as pressas, as vezes não muito bem feitas, mas o suficiente para satisfazer a mente curiosa dos fãs da série, que não podiam esperar para saber das novidades.

Foi apartir desse ano que comecei a frequentar a sala de Chat do Terra.com.br. Inicialmente apenas queria conversar, como em qualquer outro bate-papo, mas foi onde conheci o chamado RPG de chat. Muitos podem dizer que é infantilidade, que é idiotice, mas foi jogando RPG no chat que conheci pessoas fantásticas, que marcam minha vida até hoje e vão continuar marcando por muito mais tempo, se depender de mim. Foi jogando RPG de Chat que desenvolvi mais minha criatividade e que me incentivou mais e mais a escrever.

Dois anos depois, era lançado a sexta parte da franquia. O fim do livro deixou todos os fãs com um certo aperto no peito. Só haveria mais um. Apenas mais um livro a ser lido e assim a saga teria seu fim. E esse fim deu-se inicio em 2007.

Lembro de ter lido inicialmente o livro pela internet, já que não conseguia aguardar o lançamento deste no Brasil, que só ocorreria em dezembro. Lembro de ter lido o ultimo capítulo e corrido de volta a página principal, com a certeza de que havia ainda algo a ser lido. Durante muito tempo subi e desci a barra de rolagem, em busca de algo que eu já sabia a resposta. Havia acabado ali. Depois de seis anos acompanhando arduamente a série, depois de 6 anos buscando informações e mais informações, havia chegado ao ponto final. Por um instante me senti perdido na frente do computador, como(bem definido por meu amigo Will, que também conheci no chat) um cão que corre atrás do carteiro, mas quando esse pára, fica sem saber o que fazer. Levantei e comecei a andar pela casa, tentando refrear a vontade de chorar, para não me sentir tão idiota. Afinal, era só um livro, não?

Por incrivel que pareça, não. No fim do ano passado, me dediquei a reler os livros e notei algo, no mínimo, curioso. Os primeiros livros me pareciam um tanto infantis. Não reparei isso na época em que os li. Foi então que a conclusão óbvia se formou. Não eram os livros que tinham perdido o interesse, era eu quem havia crescido. E lendos os próximos livros, fui vendo como os personagens e a própria forma de escrever da J.K foi crescendo junto comigo, amadurecendo e tomando um rumo.

Não era apenas mais um livro. Era quase como um amigo que me acomanhou nesse crescimento, que me apresentou a novos amigos, que me ensinou lições valiosas. Isso me conformou um pouco e me ajudou a me sentir um pouco menos idiota por estar chorando.

No meio de 2009, vi em um site que as gravações haviam sido encerradas. E desde então estive meio nostálgico. Comecei a me lembrar de tudo o que havia vivido devido a série. E agora, uma nova angustia me acompanha, assim como os fãs sobreviventes da saga, que não abandonaram Harry Potter por uma modinha qualquer ou que não 'cresceram' e se acham 'adultos' de mais para acompanhar a série. O fim de tudo está próximo.O ultimo filme da saga foi dividido em duas partes. O primeiro foi lançado em novembro do ano passado e já emocionou bastante. O ultimo e derradeiro filme será lançado no meio desse ano. O ultimo suspiro potteriano na Terra.

Mas a mágia realmente vai se acabar? Me pergunto se aqueles que acompanharam a série, que eram verdeiros fãs irão deixar a mágia chegar ao fim? Não irão influência novas gerações à continuar à gostar da saga? Espero que não. Espero que os verdadeiros fãs nunca deixem a mágia morrer.

O post foi mais longe do que pretendia, mas é impossivel falar do que Harry Potter significou em minha vida e falar pouco.

Um abraço a todos.

2 comentários:

  1. cara, acho que todos nós demos pelo menos uma lida POR CIMA na série de novo, no fim do ano passado :P eu saí do cinema depois de ver o filme e logo comecei a ler o sétimo livro, e depois acabei recomeçando a saga e tirei a mesma conclusão que você... hoje eu vejo o quanto os livros amadureceram. de um a outro, hoje a gente consegue perceber bem como as emoções ficaram mais profundas, como os temas abordados passaram a ser mais sérios e graves, como o tom da JK mudou de "infantil" pra "drama", crescendo exatamente no mesmo ritmo em que todos nós crescíamos...
    e por isso digo que Pedra Filosofal pode ter sido sim um livro infantil, mas Relíquias foi um DRAMA. e com um desfecho que fez com que, de uma forma ou de outra, todos nós perdessemos o rumo no fim! :)

    e até hoje eu ainda abro o último livro esperando que, "magicamente", uma página ou caoítulo a mais apareça no final...


    beijos Pê! adorei o post! me deixou nostálgica e com muita saudade dos nossos bons tempos que, com certeza, jamais retornarão!
    mas vamos lutar, sempre, pra manter a magia viva! se não no cinema ou nos livros, sempre e para sempre dentro de cada um de nós!

    ResponderExcluir
  2. Caraca, Pê, comecei a ler e já comecei a chorar. Eu tô assim, desde que terminei o último livro, qualquer coisa relacionada a HP me deixa nostalgica, com vontade de chorar e etc XD

    Eu sempre falo que eu cresci lendo Harry Potter. E esse 'cresci lendo HP' tem vários significados.

    Lembro até hoje, eu pedi o sétimo livro, em inglês, na pré-venda do submarino, e assim que o livro chegou em casa eu fiz festa e aí embarquei na leitura. Engraçado que eu normalmente leio muito rápido, só que esse último livro eu lia com cuidado, parava quando não entendia uma palavrinha e tal, então demorei mais de dois dias pra ler, e quando eu terminei, eu estava sozinha no meu quarto e a única coisa que consegui fazer foi fechar o livro, suspirar e chorar.

    COM CERTEZA os verdadeiros fãs da saga não vão deixar a magia acabar, nem se quisessem fazer isso, é impossível. A história, o mundo e a mitologia de HP já está cravada tão fundo na gente que não tem como esquecer e nem ignorar.

    S2 Pê, chat/RPG, HP *-*

    ResponderExcluir