Pesquisa

30 de janeiro de 2011

A Beatlemania não morreu

Liverpool, 1957. Um jovem e impetuoso rapaz, inspirado no sucesso de Elvis Presley, decide criar sua propria banda. O desconhecido e problemático John Winston Lennon decide formar o conjunto The Quarrymen - nome dado pelo fato de Jonh e seus amigos, integrantes da banda estudarem na Quarry Bank High School. Mais tarde, John seria apresentado à quem seria seu maior parceiro em composições, Paul McCartney. O jovem George Harrison juntou-se à banda depois e, por ultimo, Richard Starkey Jr., mais conhecido como Ringo Starr assumiu o lugar de Pete Best. Nessa época a banda já tinha o nome do sucesso que marcaria para sempre o rock mundial: The Beatles.

The Beatles, fenomeno mundial do séc. XX
A banda alçou ao sucesso rapidamente, com sucessos como Please Please Me, Help. Atravessou o Atlântico e rapidamente conquistou uma legião de fãs não só nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro. Suas músicas são referencias até hoje, inspirando grupos iniciantes e influênciando diversas gerações.

O último album da banda foi lançado em 1970. Brigas internas e crises financeiras levaram ao fim da banda em 1972. Cada um seguiu sua propria carreira. John morreu assassinado em frente ao Edifício Dakota, em 1980. George viria a falecer devido à um cancêr, no ano de 2001. Paul e Ringo até hoje seguem carreira solo.

Porém, 39 anos após o fim da banda que revolucionou o Rock mundial, ainda é possivel encontrar pessoas fãs dos garotos de Liverpool. E não falo de tiozões de seus 50 anos que acompanharam a banda. O mais impressionante é encontrar pessoas da minha geração, que não chegaram nem a ver John Lennon vivo, fãs do Fab4.

"Beatles é a trilha sonora da minha vida" diz Samantha, 22 anos, estudante de odontologia. "Quando vou para a faculdade, escuto algumas músicas deles e fico mais calma. Quando estou apressada, escuto algo mais agitado. Sempre há uma música que combina!".

Samantha, assim como outras pessoas da minha idade, é de uma geração muito além dos Beatles. Mas apesar de não ter acompanhado os garotos de Liverpool como nossos pais ou avós,  suas músicas atravessaram o tempo e influenciaram não só sua vida, mas o de milhares de jovens de todas as idades, classes e cores.

"É uma das melhoras bandas que já escutei!" diz a estudante de ensino médio Melissa, 15 "suas músicas me fazem lembrar de coisas boas. É como se não me deixassem esquecer acontecimentos bons e ruins".

De fato, músicas como Let It Be, Something, Girl, entre outras tantas, são músicas bem marcantes. The Beatles acaba sempre tendo alguma música que marca um momento especial ou apenas uma noite de um dia dificil. Músicas para embalar amores, brigas, revoltas ou momentos de paz. Não é atoa que, influênciados por seus pais ou escutando músicas em filmes ou por acaso em alguma rádio, jovens da minha geração sintam-se tão fascinados pelas músicas que um dia embalaram as noites de sábado de seus pais.

O post de hoje não foi tão longo, mas estou com um pouco de sono e não é preciso falar muito dos Beatles para dizer que eles são gêniais.

Abraços à todos!

Um comentário: